domingo, 6 de junho de 2010

Perdão: O que significa?



Posso ser perdoado se estou ofendido com alguém? A Bíblia diz em Mateus 6:14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”

A resposta é NÃO!



A Bíblia diz em Efésios 4:32 “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” O perdão genuíno não se lembra das ofensas.



Hoje a sociedade criou um mecanismo de convivência que a sua maioria acredita que pode conviver no mesmo ambiente do seu ofensor sem falar com ele. Acredita-se que essa mensagem é para que não haja problemas futuros, então grande parte das pessoas preferem afastar-se uns dos outros com a finalidade de não gerar mais problemas. Sendo que esse mecanismo é falido, egoísta e anticristão, pois se deixamos de falar, lógico deixamos de conviver, e se deixamos de conviver, como sobrevive um corpo que não está unido em sua estrutura básica?



A Bíblia diz em Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”



O evangelho na nossa vida, no nosso dia dia não se mede pela forma como vivemos em sociedade, mas como a Palavra de Deus vive em nós, e se não podemos cumprir os mandamentos de Deus, como poderemos ser os homens ou mulheres que ele quer que sejamos, como podemos ter o rótulo de cristão?






Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34).






Lembro-me de quando eu era criança, meus pais (principalmente minha mãe) faziam aquelas sopas, ensopados e todos os tipos de alimentos com verduras. Lembro-me de odiar e não querer comer aquilo. Normalmente era feita com água e eu realmente detestava aquela água com aqueles legumes. Eu realmente era contrariado a comer, ouvindo a expressão que acho que todos ouvem: “Come garoto, que isso é pra sua saúde!”






Os benefícios de uma boa alimentação vem às vezes muito tempo depois, da mesma forma os benefícios de amar e perdoar podem parecer ruins no início ( e eu sei que é), mas depois de algum tempo veremos seus benefícios. Não existe cristianismo sem cumprimento das palavras do Senhor Jesus em nossa vida. Não existe poder de Deus, cultos, pregações, choros ou mesmo dom de línguas se não há perdão e conseqüentemente amor. O amor e o perdão não são opções dos cristãos, mas são mandamentos.





Significado de Mandar:


v.t. Ordenar, determinar, exigir que se faça.



Não pense que é fácil liberar perdão. O perdão e o amor são mandamentos e pra que isso possa crescer dentro de você, antes você precisa querer e plantar essa semente no seu coração, e depois de querer, Deus faz você entender e aceitar aquela decisão. Não é uma decisão fácil e precisa de muito talento pra lidar com isso, mas o que importa é que se esqueça da ofensa, como você queira que Deus se esqueça do seu pecado.






Amigos, por exemplo, se perdoam de fato, quando voltam a ser amigos e a exibir a mesma empolgação e vigor da amizade anteriores ao desentendimento. Na verdade, a grande questão é que o perdão geralmente não é verdadeiro. As pessoas acabam dizendo que perdoaram mais para satisfazer essa pressão social cristã pelo perdão. Perdoar, de verdade, é permitir que tudo volte a ser o que era, como antes. E isso somente é possível se houver compensações.






O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração e é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.






Para muitos é muito difícil administrar esse sentimento, mas com muita paciência e vontade, isso pode ser vencido com mais precisão. Temos que ser cristãos, não somente quando nossos amigos nos dão carona, nos chamam pra dar uma volta, nos emprestam uma grana ou nos chamam pra festinha. Devemos ser cristão quando eles falam mal de nós, nos traem, nos ofendem, nos afrontam e nos zangam, porque nesse momento é que somos provados para saber se estamos mesmo cumprindo a palavra de Deus em nossas vidas ou apenas vivendo um evangelho de oba-oba e fanáticas aparências.






Se esse é um dos seus gigantes, está na hora de abatê-lo! As instruções são simples:



1. Identifique o Gigante (falta de perdão);


2. Afronte ele com a espada em nome de Jesus (palavra de Deus);


3. Confronte ele (identifique os pontos fracos);


4. Derrube ele (procure a pessoa ofendida);


5. Aniquile (peça perdão e vença o pecado!);


6. Triunfe (desfrute das bênçãos de Deus e receba o perdão dEle!).




Acredite amado que as bênçãos de Deus serão sobre ti e as coisas vão melhorar em larga escala. Muitos vão notar a diferença em você, mas o mais importante é que você corre o risco de ouvir de Deus uma frase muito linda que ele disse a Jesus:


“Este é meu filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:17



Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário